Conheça Izolda Cela, primeira mulher a assumir o governo do Ceará

Professora e Psicóloga, Izolda, assume o lugar de Camilo Santana, Hoje, 2, após renúncia para concorrer uma vaga no Senado Federal.

Foto: Governo do Ceará / divulgação

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (PDT) tem 61 anos e vai ser a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado do Ceará efetivamente. Ela toma posse na tarde deste sábado (2), com a saída de Camilo Santana (PT), para concorrer nas eleições de outubro deste ano. O prazo de desincompatibilização para governadores é de seis meses antes do pleito.

Izolda é professora e psicóloga, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela foi eleita como vice-governadora na chapa com Camilo em 2014 e reeleita em 2018. Desde então, ela atua em funções executivas no acompanhamento e no apoio a políticas sociais implementadas pelo governo.

Forte defensora da Educação, Izolda começou a tomar relevância quando foi convidada pelo então Governador do Estado, Cid Gomes, para assumir a Secretaria de Educação do estado, ficou no cargo de 2007 a 2014 quando conseguiu mudar um pouco a realidade educacional do estado e foi convidada para disputar uma vaga para o executivo ao lado de Camilo Santana.

A nova governadora é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É casada com o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT), com quem tem quatro filhos.