Açude Macacos segue com pouca recarga e está com menos de 33% da sua capacidade
O mês mais chuvoso deste 2022 foi o janeiro até agora, o Macacos recebeu recarga de pouco mais de 2% da capacidade neste ano.
O Açude Macacos, o conhecido Barreirão, é o maior açude de Ibaretama, sendo responsável pelo o abastecimento dos distritos, Sede, Oiticica, Piranjí e Pedra e Cal, e até agora, mesmo com uma audra invernosa dentro da média, não tem conseguido aportar volumes para recarga do equipamento.
O equipamento administrado pela COGERH do Governo do Estado, em 2021 só conseguiu chegar a pouco mais de 40% da sua capacidade de armazenamento. Em dezembro estava com 29% da capacidade , no entanto, dos reservatórios da Sertão Central, está em melhores condições que os demais, o Cedro por exemplo em Quixadá, permanece com seu volume morto, ou seja, seco.
A utima vez que o Açude Macacos sangrou e atingiu 100% de sua capacidade, foi em Maio de 2009, de lá para cá a situação mais critica do equipamento foi em Abril de 2018 quando ficou com menos de 3% de sua capacidade, praticamente seco. De fevereiro de 2013 até hoje, o equipamento não conseguiu mais atingir 50% do seu volume de armazenamento. A capacidade total é 10,32 m³ numa bacia de 67,2 km².